quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

LISTA ABENÇOADA DE DIREITO ADMINISTRATIVO PARA AGEPEN – FUNIVERSA

01-(FUNIVERSA / CEB / ADMIINISTRADOR /21.02.2010 CODIGO 102. QUESTÃO 59) Assinale a alternativa que representa as entidades que têm as seguintes características: o serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica de direito público, patrimônio e receita próprios, as quais existem para executar atividades típicas da administração pública que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.
(A) autarquias   
(B) empresas públicas  
(C) sociedades de economia mistas
(D) fundações públicas  
(E) fundações privadas
02-(FUNIVERSA-AGENTE DE CORREIÇÃO DA SEPLAG-2009-CÓDIGO 102) Assinale a alternativa correta no que concerne às autarquias
(A)      Assim como as entidades estatais a que pertencem, gozam de autonomia política.
(B)       Constituem as chamadas pessoas estatais.
(C)       São entidades autônomas sob a ótica administrativa, criadas por lei especifica.
(D)      Constituem forma de desconcentração administrativa.
(E)       Possuem imunidade de impostos sobre seu patrimônio, renda e serviços vinculados ou não às suas finalidades essenciais. 
PODERES ADMINISTRATIVOS
03-(FUNIVERSA/ ADASA/ADVOGADO/05.04.2009/ CÓDIGO 201 /QUESTÃO 58) Poder de polícia, pelo conceito moderno adotado no direito brasileiro, é a atividade do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
(A) A polícia administrativa atua preventiva ou repressivamente.
(B) O poder de polícia é abrangente e não se distingue polícia administrativa de polícia judiciária.
(C) Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, o poder de polícia não é atividade exclusiva do Estado, podendo, por isso, ser delegado a entidades privadas.
(D) A discricionariedade, a autoexecutoriedade e a supra legalidade são atributos característicos do poder de polícia.
(E) A apreensão de mercadoria ilegal em alfândega não pode ser realizada com fundamento no poder de polícia.
04-(FUNIVERSA-TECNICO PENITENCIÁRIO DA SEJUS-2007-QUESTÃO DE Nº 39) A Administração Pública tem por incumbência condicionar o exercício dos direitos dos cidadãos ao bem-estar coletivo, fazendo uso de seu poder de polícia. A respeito desse tema, assinale a alternativa incorreta.
(A) São características do poder de policia: discricionariedade; auto-executoriedade e coercibilidade.
(B) A vedação de manter certos animais na zona urbana é um dos exemplos de restrições decorrentes do poder de polícia.
(C) A faculdade de a Administração decidir e executar direitamente sua decisão por seus próprios méis, sem intervenção do Judiciário, caracteriza a auto- executoriedade do poder de polícia.
(D) O poder de polícia é abrangente e não se distingue polícia administrativa de polícia judiciária.
(E) O poder de polícia administrativa ocorre tanto em caráter preventivo como repressivo.
        
1-” Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes ( Tiago 4: 6)” .

1-A 2-C 3-A 4-D 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Estilo de Aprendizagem, Preguiça Intelectual e Provas

Se você está se preparando ou vai se preparar para um concurso público ou exame, qual é o seu estilo de aprendizagem predominante? Qual a forma mais eficiente e adequada para desenvolver seus estudos?
Pois bem, estas perguntas envolvem um aspecto fundamental à preparação. Muitos candidatos não contam com a devida clareza quanto aos possíveis estilos de aprendizagem, bem como quanto aos que devam ser os mais adequados e eficientes para si.
A compreensão do presente tema exige a consideração de algumas premissas fundamentais. A primeira é que, conforme venho reiteradamente sustentando, a preparação deve ser pensada no plano estratégico e tático, sendo que o primeiro envolve a definição de aspectos estratégicos e decisórios fundamentais para a estruturação do planejamento da preparação, como o objetivo (cargo ou cargos pretendidos) e o programa (matérias e conteúdos), ao passo que o segundo (aspectos táticos) envolve os meios e caminhos voltados à implementação do plano de estudos, como por exemplo as fontes e técnicas de estudo.
Portanto, a preocupação com as técnicas de estudo e os estilos de aprendizagem se situam no campo tático.
Conforme as definições da neurociência, o conhecimento consiste em redes neurais que são desenvolvidas e podem ser acionadas. Considerando tais mecanismos neurobiológicos, aaprendizagem, juntamente com a linguagem, consiste numa função cognitiva secundária, ao passo que a memória, como também a atenção, consistem em funções cognitivas primárias. (PANTANO, Telma. Neurociência aplicada à aprendizagem. São Paulo: Pulso, 2009, pág 23). Estes elementos coordenados é que vão permitir que tenhamos a disponibilidade da informação no momento da prova.
Daí a importância da preocupação com os estilos de aprendizagem, pois estes guardam relação com a forma como as redes neurais que determinam a apropriação do conhecimento serão acionadas. Conceitualmente, segundo as construções da psicopedagogia, temos quatro possíveis estilos de aprendizagem, quais sejam: reflexivo, teórico, ativo e pragmático. (PORTILHO, Elise. Como se aprende. Rio de Janeiro: Wak, pag. 101)
Cada candidato, de forma mais pura ou mais híbrida, irá se enquadrar nestes estilos. Por outro lado, cada técnica ou modalidade de estudo adotada tende a estar mais ou menos de acordo com os referidos estilos.
No livro de minha autoria sobre a metapreparação para concursos públicos (Como se Preparar para Concursos com Alto rendimento, clique neste link para mais informações), trabalho e desenvolvo quatro técnicas de estudos que podem ser agregadas ao estudo bibliográfico, as quais correspondem às seguintes: sublinhar textos, elaboração de esquemas, elaboração de mapas mentais e elaboração de resumosCada uma destas técnicas, considerando o nível de mobiblização de estruturas cognitivas envolvidas, tende a proporcionar um determinado nível de eficiência no processo de apropriação da informação.
Assim, a eficiência do estudo é influenciada pelo estilo de aprendizagem do candidato e a relação que cada técnica guarda com o estilo de aprendizagem correspondente. Dessa maneira, entendo que subsistem as seguintes relações entre técnicas de estudo e estilos de aprendizagem:
- o estilo reflexivo se relaciona com a técnica de sublinhar textos;
- o estilo teórico se relaciona com a técnica de elaboração de resumos;
- o estilo ativo se relaciona com a técnica de elaboração de mapas mentais;
- o estilo pragmático se relaciona com a técnica de organização de esquemas.
Diante de todas estas considerações, pensando a preparação de forma estratégica e tática, naturalmente e logicamente na perspectiva de busca de eficiência e otimização dos esforços empreendidos, o candidato precisa avaliar ao menos dois aspectos fundamentais.
O primeiro consiste na verificação, a partir de uma avaliação pessoal e subjetiva, do seu estilo de aprendizagem, de modo a buscar a técnica que entenda mais adequada. 
O segundo consiste nas suas condições de preparação. Ou seja, pode ser que, considerando o tempo que a elaboração de resumos tende a demandar, não seja viável a conclusão do plano de estudos até a data da prova adotando a referida técnica. Neste sentido, o SISTEMA TUCTOR pode proporcionar uma relevante contribuição, por meio da ferramenta que indica estimativas de conclusão do planejamento da preparação, considerando as variáveis e informações inseridas pelo candidato-usuário. E com isto, pode considerar não apenas o seu estilo de aprendizagem, mas também a viabilidade da execução e conclusão do plano estabelecido.
Dessa forma, desenvolvendo as reflexões propostas e adotando as atitudes mais adequadas em termos de caminhos de aprendizagem, o candidato estará tomando iniciativas fundamentais para uma preparação estratégica, eficiente e racional. E assim, também estará dando passos importantes na busca da visualização do seu nome na lista de aprovados.