domingo, 25 de setembro de 2016

QUESTÕES GABARITADAS DE DIREITO ADMINISTRATIVO (ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E PODERES ADMINISTRATIVOS) PARA CONCURSO SEEDF



ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

01-(Cespe PRF 2012) As organizações sociais não estão compreendidas no rol das entidades que constituem a administração pública indireta.
02- (CESPE/ UNB – PCPB-CARGO 11- NECROTOMISTA– 2008-QUESTÃO DE Nº 51) -Compõem a administração pública direta  :  (A) as organizações sociais.  (B) as empresas públicas. (C ) os serviços sociais autônomos. (D) as secretarias de Estado.(E) as organizações da sociedade civil de interesse público.
03-(FGV- TÉCNICO LEGISLATIVO DO SENADO 2012-QUESTÃO DE Nº 69) Incluem-se no conceito de Administração Pública Indireta: I- os ministérios; II- as empresas públicas; III- as fundações públicas; IV-  as organizações não governamentais;  V- as concessionárias de serviços públicos.Completa(m) corretamente o enunciado acima:
(A)  apenas os itens III e IV. (B) Todos os itens. (C ) Apenas o item I.(D) Apenas os itens I, IV e V. (E) Apenas os itens II e III.
04-(FCC/TRT16/Analista/2009) São traços distintivos entre empresa pública e sociedade de economia mista:
(A) forma jurídica; composição do capital e foro processual.
(B) foro processual; forma de criação e objeto.
(C) composição de capital; regime jurídico e forma de criação.
(D) objeto; forma jurídica e regime jurídico.
(E) regime jurídico; objeto e foro processual.
05-(CESPE/UNB-DELEGADO DE POLÍCIA DE TOCANTINS-2008-QUESTÃO DE Nº 53)  As instituições públicas de crédito, a exemplo do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, fazem parte da administração indireta, por serem todas sociedades de economia mista.
07-(CESPE/UNB-DELEGADO DE POLÍCIA DE TOCANTINS-2008-QUESTÃO DE Nº 54)  A Polícia Federal, dada sua importância estratégica para a segurança do Estado, tem natureza especial, e seu diretor-geral subordina-se hierarquicamente apenas ao presidente da República.

08-(FCC/TRE/RS- Analista/2010) A entidade da Administração Pública indireta que deve ser criada por diretamente por Lei específica é : (A) Fundação pública. (B) Empresa pública.(C) Sociedade de economia mista.(D) Autarquia.(E) Fundação privada
09-(NCE-AGENTE DE POLICIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL-2004-QUESTÃO DE Nº 49) - De acordo com a classificação que divide os órgãos públicos conforme a sua posição estatal, as Secretarias de Estado são consideradas órgãos:
a)    independentes; b) colegiados; c) autônomos;d) superiores; e) coletivos.
10-(FUNIVERSA/ POLÍCIA CIVIL-DF/DELEGADO DE POLÍCIA/15.03.2009/CADERNO /QUESTÃO 33) A Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF é uma entidade dotada de personalidade jurídica.

PODERES ADMINISTRATIVOS

01-(Cespe - PGE/BA 2014) Constitui exemplo de poder de polícia a interdição de restaurante pela autoridade administrativa de vigilância sanitária.
02- (Cespe - SUFRAMA 2014) O poder hierárquico confere aos agentes superiores o poder para avocar e delegar competências.
03-(FUNIVERSA - PM/DF 2013) Poder hierárquico é aquele de que dispõe o Executivo para organizar e distribuir as funções de seus órgãos, regulamentando os direitos e deveres de seus agentes, sendo característica desse poder a possibilidade de o superior hierárquico aplicar sanções disciplinares aos seus subordinados.
(CESPE-UNB-AGENTE PENITENCIARIO FEDERAL-2005-ITENS DE Nº 83-85) considere os seguintes grupos de verbos:
(A)- ordenar, controlar, coordenar; (B)-apurar, julgar e punir; (C)-restringir, condicionar, limitar.
A respeito dos diversos poderes da administração que os verbos acima evocam, julgue as associações propostas nos itens que se seguem.
04-(  ) ações no âmbito do poder disciplinar. 05-(  ) ações no âmbito do poder hierárquíco.
06-(  ) ações no âmbito do poder de policia administrativa
07-(FUNIVERSA/ ADASA/ADVOGADO/05.04.2009/ CÓDIGO 201 /QUESTÃO 58) Poder de polícia, pelo conceito moderno adotado no direito brasileiro, é a atividade do Estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
(A) A polícia administrativa atua preventiva ou repressivamente.
(B) O poder de polícia é abrangente e não se distingue polícia administrativa de polícia judiciária.
(C) Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, o poder de polícia não é atividade exclusiva do Estado, podendo, por isso, ser delegado a entidades privadas.
(D) A discricionariedade, a autoexecutoriedade e a supra legalidade são atributos característicos do poder de polícia.
(E) A apreensão de mercadoria ilegal em alfândega não pode ser realizada com fundamento no poder de polícia.
08-(CESPE/IBAMA/ANAL.AMBIENTAL/ 25.01.2010 /CADERNO A QUESTÃO 50)  O poder de polícia não é delegável a particulares mas pode ser delegado a outros órgãos e entidades públicas.
09-(CESPE INSS/ ENGENHEIRO CIVIL/ 10.01.2010/ Questão 42) O poder disciplinar é exercido pela administração pública para apurar infrações e aplicar penalidades não somente aos servidores públicos, mas também às demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.
10-(CESPE-TECNICO JUDICIÁRIO DO TSE-2007-QUESTÃO DE Nº 37)-Um servidor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a seus subordinados que eles deveriam tomar mais cuidado com o horário e que atrasos superiores a dez minutos não seriam tolerados. Tal determinação constitui exercício de
(A)  poder disciplinar. (B) poder hierárquico.  (C) poder de polícia.  (D) poder regulamentar.



GABARITO PRELIMINAR

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA  1-C 2-D 3-E 4-A 5-FALSA 7-F 8-D 9-C 10-FALSA

PODERES ADMINISTRATIVOS 1-1-C 2-C 3-FALSA 4-B 5-A 6-C 7ª 8-V 9-V 10-B 

Nenhum comentário:

Postar um comentário